Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

A tradição já não é o que era


Diz a lenda, cujas raízes se estendem ao outono do ano de 337, que um bom militar que integrava o exército romano se compadeceu por um mendigo andrajoso, a tremer de frio e com fome que se abeirou dele e lhe implorou esmola. Sem muito para dar, rasgou a sua capa e repartiu-a com pedinte. O nome do pobre não ficou na História, o do cavaleiro, sim. Era o generoso Martinho que por milagre viu o mau tempo desaparecer e um sol radioso começar a brilhar. O milagre ficou conhecido como “o verão de São Martinho”. Desde então, por altura de novembro, a intempérie dá uma breve trégua e o sol volta a brilhar por alguns dias, para que a memória deste ato perdure.
Este ano, não se cumpriu a tradição, a chuva, o vento e o frio foram protagonistas e o tão esperado e desejado sol não apareceu. Mas na Escola EBI de Pereira, mesmo sem “o verão de S. Martinho” se comemorou e como manda a tradição, no dia 11 de novembro, o Dia de S. Martinho com um magnífico magusto e com saborosas castanhas assadas, confecionadas com primor no refeitório da escola. 

Toda a comunidade educativa, desde os alunos do ensino pré-escolar ao 3ºCEB participou no evento. E de cartuchinho de papel na mão todos receberam castanhas e se regalaram com elas. Estavam tão boas!
 O magusto contou com a colaboração dos alunos, do pessoal docente e não docente e dos encarregados de educação que contribuíram com uma pequena quantidade de castanhas, trazida pelo respetivo educando, acrescentada pela Direção do Agrupamento e Autarquia. A todos eles um merecido Muito Obrigada pelo envolvimento demonstrado.