Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de maio de 2022

"Se sabes falar podes cantar, se consegues andar podes dançar"- Provérbio africano

  29 de abril foi mais um dia animado e mais uma atividade interativa que envolveu todos os ciclos de ensino, do ensino pré-escolar ao 9ºano de escolaridade.

Desta vez, assinalou-se mais uma comemoração: o Dia Mundial da Dança. O evento foi da iniciativa da coordenadora de estabelecimento e contou com a colaboração e com o envolvimento de docentes e da equipa da biblioteca escolar.  E foi ao encontro de uma atividade muito do agrado dos alunos em geral, a dança.  Basta que se sinta a música no ar lá estão eles a “balançar o esqueleto e a abanar o capacete”!

A comunidade educativa teve oportunidade de dar um pezinho de dança pelos vários palcos e cenários da História. Para o efeito, foram projetados no átrio principal da escola vários estilos de música e respetivos géneros de dança. Que cada grupo quis experienciar de acordo com o seu estilo.



Também os mais pequeninos, do jardim de infância, entraram na dança. Desta vez, foram os colegas do 9ºano a convidar para o baile… Depois de apresentarem e demonstrarem algumas coreografias e treinarem alguns passes foi num ápice que todos se envolveram e se descobrirem talentos e apetências naturais dos pequenos bailarinos.



 Tratou-se de mais uma atividade inclusiva, muito do agrado de todos os alunos, facilmente constatada pelo entusiamo e envolvimento demonstrado.

E siga a dança…

Comer bem para chegar aos 100

Comer bem para chegar aos 100

 Integrado nos conteúdos programáticos: “Educação para a Saúde” e “Mundo do Trabalho/Empreendedorismo”, de Cidadania de Desenvolvimento; foi convidada a nutricionista Dr.ª Telma Amado para uma reflexão conjunta sobre estas temáticas.

A atividade foi dirigida às turmas do 9º A e 9º B, da EBI de Pereira e os materiais informativos resultantes da mesma, partilhados com a turma do 9º A da Escola Secundária de Montemor-o-Velho.

 De modo interativo, informal, mas muito sério a palestrante começou por sensibilizar a plateia para   as potencialidades desta profissão e para os requisitos académicos do respetivo curso.



 E, posteriormente para a prática de uma alimentação saudável e o quanto é fácil e está ao alcance de todos contribuirmos para o nosso bem-estar emocional e físico.

 A oradora incluiu também na exposição orientações para os cuidados a ter em situação de avaliação escolar e como preparar lancheiras escolares mais saudáveis.


 Toda a sessão decorreu   de modo entusiástico. Os alunos envolveram-se ativamente, questionaram, esclareceram dúvidas e acrescentaram informação e saber.  E no final aceitaram o desafio de alterar hábitos alimentares e verificar o quão a mudança se reflete, não só no humor como no desempenho escolar.  Para o efeito, calendarizaram um novo encontro para avaliarmos o respetivo desempenho e partilharmos um almoço no refeitório da escola.





 A preparação da atividade foi planificada pela docente da disciplina em articulação com o SPO- na pessoa da psicóloga   Anabela Ventura  e contou com a colaboração da professora Fátima Dias e da coordenadora de estabelecimento a quem deixamos um agradecimento e em especial para a Dr.ª Telma Amado pela amabilidade, simpatia e disponibilidade que  demonstrou e o quanto contribuiu para a aprendizagem dos alunos.