Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de abril de 2022

Luís de Camões tinha razão

 Luís de Camões tinha razão

Sim, Luís de Camões tinha razão quando acreditava que muitos haveriam de viver para além da vida.  Alguns dirão que para isso precisam de “obras valerosas”. Sim é verdade, mas feitos que perduram no tempo, que não se diluem, que permanecem na memória estão ao alcance de quase todos. Os livros perpetuam quem os escreve, os filhos asseguram a continuidade dos genes de quem os concebeu.

Ao longo da vida, nem todos irão escrever livros, ter filhos a probabilidade é maior, mas caso falhem as duas premissas anteriores ainda assim podem deixar a sua assinatura indelével, escrita no grande livro da Natureza. E é tão fácil conseguir! Plante uma árvore, veja-a crescer, cresça com ela, ajude-a a crescer mais e mais. Dê-lhe a força e a energia para que ela possa viver em si depois da sua despedida.

Assim são os livros e as plantas; ambos se perpetuam e, deste modo garantem a identidade, a memória e quase a eternidade. Por isso se comemora no mesmo dia - 21 de março - Dia da Poesia e Dia da Árvore - início da primavera - O renascer de um ciclo.

No âmbito das aprendizagens e dos conteúdos programáticos dos alunos do 1º ciclo, estes refletiram na importância das arvores e nos cuidados a ter com elas e para isso leram livros que falam de árvores e do Ambiente.




Para culminar essas reflexões “plantaram” uma árvore, ou melhor viram plantar… que foi uma oferta da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho. O Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Pereira fez o favor de vir à nossa escola para a plantar(e trouxe ajudantes). Mas ainda assim, esta árvore agora plantada, um belo medronheiro, passa a ser um bocadinho de cada uma das crianças que assistiram à plantação.


Agora só resta continuar a cuidar dela.  O meio Ambiente precisa de todos e, quanto mais ajudarem, mais ele retribui. Quem planta uma arvore está a ajudar o ambiente e, é sem dúvida uma das “obras valerosas” que podemos fazer na vida e que nos permite segurar o tempo por muitos, muitos anos.

  Queremos que fique assim a nossa árvore.



Isto são favas contadas…

Isto são favas contadas…

A ver como estão as plantações da quinta pedagógica da EBI de Pereira: favas ervilhas e tremoços mansos, cuidadas pelas crianças do 1º CEB acompanhadas pelos respetivos professores; a produção promete. podemos garantir que são favas contadas.  E outra coisa não seria de esperar, tal é o cuidado e o amor que os(as)pequenos(as) hortelãos colocam na sua quinta. E a prova está nas alfaces e nos brócolos já colhidas que foram partilhadas pela comunidade educativa.



 Quanto às restantes culturas, vamos dar-lhe mais tempo para concluírem o respetivo ciclo de desenvolvimento. Mas, no caso das favas, é preciso andarem “de olho” porque “favas, maio as deu, maio as levou”