Pesquisar este blog

domingo, 28 de março de 2021

A importância da Água na sabedoria popular dos provérbios

 A importância da água na sabedoria dos provérbios populares

 Com o objetivo de sensibilizar os alunos do nosso agrupamento para a importância da água na vida do Planeta, bem como incutir hábitos de poupança da mesma. A educadora Dília Fernandes, a exercer funções no JI do Centro Educativo de Montemor-o-Velho- na turma A, está a dinamizar o projeto e-Twinning“ Água é Vida” . Neste âmbito, a docente quis envolver toda a comunidade educativa, motivando-a para a temática.

A comemoração do Dia Mundial da Água que se comemora a 22 de março foi o pretexto para envolver toda a comunidade educativa propondo uma reflexão crítica e estética sobre a importância da água, deixando total liberdade para a sua operacionalização.

Os alunos do 8º A e 8º B da Escola EBI de Pereira, aderiram de imediato ao convite. E no âmbito dos conteúdos programático das disciplinas de Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento e em contexto de aula, pesquisaram, informaram-se e refletiram  sobre a importância da Água e sobretudo sobre a gestão deste recurso que não é inesgotável. Interrogaram-se também, sobre o  está ao nosso alcance imediato, enquanto  Educação Ambiental, para contribuirmos para um Planeta mais sustentável. O trabalho  incluiu também uma pesquisa  de provérbios alusivos ao tema, denominado “ A importância da água na sabedoria popular dos provérbios ” e foi apresentado e divulgado na plataforma digital Padlet .

Criado com o Padlet
       Bem como,  a elaboração de um  pequeno  cartaz, apelando essencialmente  para hábitos de poupança de água, que quiseram partilhar com a  comunidade educativa, como forma de sensibilizar para a Educação Ambiental  e para  o respeito, reconhecimento  e preservação  pelas benesses recebidas da Natureza.