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terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Uma aula diferente

  Integrado nos conteúdos programáticos da disciplina de História- 9º ano, foi abordado o tema referente às transformações sócio-culturais do pós 1ª Guerra Mundial, com destaque para os "Loucos anos 20" e toda a "loucura" subjacente  a este período. Manifestada numa nova forma de vestir, de pensar, de estar, de pintar, de escrever, de tocar... e de dançar. Novos estilos de dança apresentam-se nos palcos dos salões, nos cabarets, entre eles o Foxtrot e o Charleston .

Para enriquecer os conteúdos lecionados,3 alunas  do "Clube de Teatro" Joana, Leonor e Maria Francisca do 8º A fizeram uma demonstração deste estilo, não descurando pormenores que enriqueceram  a coreografia  e ajudaram a contextualizar a época em estudo.





  O que nós fazemos  para motivarmos para o gosto  e para o estudo da disciplina de História!
Mas vale a pena, quando todos se envolvem nas atividades , os bons resultados escolares evidenciam-se.

Dia do Obrigado-11 de janeiro

«O Dia Internacional do Obrigado comemora-se a 11 de janeiro.


O objetivo do Dia Internacional do Obrigado é simplesmente agradecer a todos aqueles que fazem parte da vida das pessoas e que as ajudam e alegram, só por existirem. Neste dia, o mote é dizer “obrigado” às pessoas das quais se gosta ou demonstrar esse mesmo obrigado por gestos.»


Foi com  esta intenção que um grupo de alunas do 8º A  quis demonstrar a sua gratidão junto da sua ex professora do 1º CEB, Alda Sancho, por todos as alicerces que ela ajudou a construir e lhes permitiram  erguer um edifício sólido  de conhecimentos, competências e valores.



« Mesmo que parecendo insignificante, esta palavra de oito letras pode fazer toda a diferença para quem a recebe, assim como deixar mais feliz quem a profere.


 Neste dia, diga obrigado a todos os que merecem ouvir essa palavra, criando um hábito a manter pelo ano inteiro.»

DAC, o que é essa novidade?

 Para quem quiser obter mais esclarecimentos. (aspetos gerais)


Decreto-Lei n.º 55/2018
Artigo 9.º
Domínios de autonomia curricular


1 – Os domínios de autonomia curricular (DAC) constituem uma opção curricular de trabalho interdisciplinar e ou articulação curricular, cuja planificação deve identificar as disciplinas envolvidas e a forma de organização.
2 – O trabalho em DAC tem por base as Aprendizagens Essenciais com vista ao desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
3 – Os DAC, numa interseção de aprendizagens de diferentes disciplinas, exploram percursos pedagógico-didáticos, em que se privilegia o trabalho prático e ou experimental e o desenvolvimento das capacidades de pesquisa, relação e análise, tendo por base, designadamente:
a) Os temas ou problemas abordados sob perspetivas disciplinares, numa abordagem interdisciplinar;
b) Os conceitos, factos, relações, procedimentos, capacidades e competências, na sua transversalidade e especificidade disciplinar;
c) Os géneros textuais associados à produção e transmissão de informação e de conhecimento, presentes em todas as disciplinas.
4 – Na concretização de DAC não fica prejudicada a existência das disciplinas previstas nas matrizes curriculares.


Pereira convida, Pereira com vida

"Pereira convida, Pereira com vida" é o tema do projeto que as turmas do 7º A e B estão a dinamizar,em conjunto, no âmbito dos DAC (domínios de autonomia curricular, implementado este ano letivo, a nível nacional, nos anos de início de ciclo). O projeto envolve quase todas as disciplinas, onde se podem articular conteúdos programáticos com o respetivo tema. Esta estratégia visa implementar metodologias ativas, em contexto de sala de aula e fora dela. Cujo  objetivo final é divulgar o trabalho dinamizado e elaborar e implementar um roteiro turístico.
 Os alunos  já estão em ação.  Começaram as pesquisas, integradas nos conteúdos programáticos da disciplina de Português os alunos estão a fazer um levantamento de lendas e tradições de Pereira.
Só depois de conhecermos (Pereira com vida) estamos em condições de divulgar as várias modalidades de Património e fazermos um roteiro turístico (Pereira convida).
 A Inês Jesus , já está a pesquisar e vai aqui divulgar uma dramatização (festa do urso) que procura recriar uma lenda " A invocação e o pedido  de ajuda a S. Tiago, por um caçador em perigo e prestes  a  ser devorado  por um urso". Esta dramatização está integrada nas festividades locais, em honra de S. Tiago.
A Inês tem a palavra :
A Lenda de São Tiago
Posso considerar esta lenda característica da freguesia de Pereira, visto que a vila possui uma capela de São Tiago.
Durante as festas de São Tiago, há em particular a Festa do Urso, cuja lenda assim reza:



Um fidalgo foi à caça com os criados, os batedores e um bobo. Segue-os também uma burra carregada de instrumentos para estes acamparem. Assim, escolhem um bom lugar para acampar e os entendidos vão para a caça. Os criados ficaram a tratar dos preparativos e o bobo foi animando a burra.


 Enquanto isto, os criados, vão-se embebedando. Entretanto passam por ali alguns ladrões e vendo o sucedido trocam os sacos que estavam perto da burra por sacos com  sardões, pombas, gatos, cobras, etc.. Passado um pouco, aparece um urso que leva um por um todos os presentes. O fidalgo e a sua companhia regressam da caça e o urso, não tendo mais ninguém leva também os batedores. Quando chega a vez do fidalgo este entra em pânico. Então, ajoelha-se e grita “Valha-me São Tiago”. Após isto ouvem-se barulhos e cavalgando do céu aparece a figura de São Tiago. Desencadeou-se uma curta luta entre S. Tiago e o urso, seguindo-se o abate do animal. Finalmente, o urso é transportado em triunfo, perante a alegria geral do Povo presente».