Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Diários do Holocausto

 

 Diários do Holocausto

Integrado nos conteúdos programáticos de Português e de História do 9º ano e no âmbito da comemoração do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto que se realiza no dia 27 de janeiro. Foi assinalada esta efeméride, pois é importante manter viva a memória deste facto para que atrocidades deste género não se repitam no futuro. Neste sentido, realizou-se, na EBI de Pereira, uma palestra denominada “ Diários do Holocausto”, dinamizada pela Dr.ª Ana Isabel Sampaio cujas credenciais são sustentadas por uma vasta pesquisa e investigação sobre a temática e onde se integra também a participação no curso: Estudos sobre o Holocausto, pela Escola Internacional para o Estudo do Holocausto, Yad Vashem, Jerusalém, Israel. A palestrante deslocou-se à escola, pro bono, convidada pela docente Liliana Aveiro, no dia 25 de janeiro, direcionada para as turmas do 9º ano.

Tratando-se de uma temática transversal a todas as disciplinas e níveis etários e atendendo ao interesse manifestado pelos alunos de outros anos letivos- 7º e 8º ano- sobre a temática . as respetivas diretoras de turma, por sua vez formularam  o mesmo pedido e convite à Dr.ª Ana Isabel que amavelmente e com a simpatia e disponibilidade que a caracteriza aceitou de bom grado e uma vez mais, no dia 1 de fevereiro,  se deslocou a Pereira.

Tratou-se de uma atividade bastante enriquecedora para as aprendizagens dos alunos e sobretudo para a sua cidadania ativa. De salientar ainda o interesse manifestado por todas  as turmas participantes  que de modo muito assertivo acompanharam  toda a comunicação.  A  ver pelos  momentos de  expressivo silêncio que se foram “ouvindo”. Pois há momentos em não é preciso dizer nada para se dizer muito.


A atividade contou também com a colaboração da Biblioteca Escolar.

A toda a plateia, alunos e professores e em especial à Dr.ª Ana Isabel o  nosso  reconhecimento e a nossa gratidão pela sua generosidade , disponibilidade e simpatia.