Pesquisar este blog

domingo, 15 de março de 2020

Mais uma lição de História


Mais uma lição de História.
 Já estudámos várias epidemias, epidemias que se transformaram em pandemias, a História convidou-nos a assistir a muitas delas e aprendemos com elas. Hoje, somos a própria História, hoje somos os protagonistas do elenco. Pelo que “vimos”, pelo papel que aprendemos, vamos subir ao palco da História, com mais confiança, sabemos que a situação é preocupante, que muita gente vai assumir atitudes egoístas e desumanas, que a intolerância vai mostrar a sua face, que a economia se vai ressentir. Mas temos a certeza, por todos os conhecimentos acumulados ao longo dos séculos que a Ciência vê mais longe, vai mais longe. A Escola, o saber, a educação foram os seus pilares. É a Escola, o saber que nos vai ajudar a enfrentar e a vencer as adversidades.
 Se o covid 19 quer ficar na História e pelos piores motivos, vamos dar-lhe distância, não o vamos ignorar, cada um de nós é um guerreiro contra ele e uma sentinela atenta. Cada um de nós luta com as armas que tem e cada um delas são imprescindíveis. Para já, vamos acompanhar os acontecimentos de longe, mas sempre em vigília. Ele não nos vai surpreender nos locais que ele mais gosta. Isso é que era bom! Na praia, na esplanada, no cinema… não nos vai encontrar. Mas, vamos-lhe dar apenas a atenção que merece e vamos continuar a seguir a nossa vida.


Se é para ficar em casa, ficamos em casa, mas continuamos a trabalhar, nós somos mais fortes que ele, e a nossa força produtiva é o saber, o conhecimento. Por isso, vamos, como habitualmente, abrir o manual, escrever o sumário e a “por o dedo no ar” quando as dúvidas surgirem. Só há uma ligeira diferença espacial, vocês (alunos) em casa, nós (professores) noutro lugar, ainda assim, todos ligados com os meios que a tecnologia nos proporciona. 


 Fica o “recado”, sejam assíduos e pontuais, cumpram o horários e estejam atentos ao email, porque os planos de aula, já estão todos preparadinhos. Sejam responsáveis e cumpram as orientações dadas pelos professores. Esta é a nossa arma contra o coronavírus.