Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Dia Nacional dos Castelos

Dia Nacional dos Castelos comemorado na EBI de Pereira.

Relíquias do nosso passado histórico, os castelos transportam-nos para tempos remotos, fazendo ecoar o tilintar das armas, o relinchar dos cavalos, os gritos heroicos de quantos aí pereceram para defender a nossa pátria e consolidar a nossa independência, em episódios grandiosos onde a lenda, a fantasia e a história se combinam. Foi com este espírito que os alunos do 7º A e 7ºB assinalaram, no dia 7 de outubro, a data. 


Uma atividade integrada no PAA do DCSH- área disciplinar de História- “ Comemorações- Data com História” e nos conteúdos programáticos da disciplina.

Seguindo as orientações da professora de História, os alunos realizaram vários trabalhos sobre os castelos da Reconquista, que optaram por finalizar sob a forma de cartazes, maquetas e apresentações em PPT. Estes foram apresentados, divulgados e afixados na sala de aula e no átrio principal.




 Como forma de reviver os tempos medievais, quiseram viajar até ao tempo dos castelos e entrar na sala de aula pela “porta da História”, que transformaram na fachada de um castelo, cuja construção esteve entregue a eficientes mestras do ofício do 7ºA.





cuja construção esteve entregue a eficientes mestras do ofício do 7ºA.



A atividade envolveu com entusiasmo as duas turmas, 



produzindo trabalhos de qualidade, pelo que, todos estão de parabéns. Também a turma do 9º A quis “ficar na História” pelo que, no intervalo das aulas da manhã, deixou os telemóveis recriaram uma dança medieval e o jogo das cadeiras, melhor dizendo, do trono real, para apurar quem tinha mais  e melhores condições para ocupar o trono.



A comemoração foi realizada em articulação com as disciplinas de História e de Geografia e contou com a colaboração da docente de Educação Tecnológica, Ana Jacob.