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domingo, 10 de novembro de 2019

A História é fixe ! O infante D. Henrique foi à aula de História

 Integrada na atividade "A História é fixe", rubrica do PAA- DCSH- os alunos do 8º A foram surpreendidos, em sala de aula, pela inusitada visita do grande obreiro da expansão marítima portuguesa, o infante D. Henrique. Saído  das páginas da História o infante apareceu na aula de  História, como que ressuscitado pelas palavras que em vida tanto o fascinaram: mar, marinheiros, expansão, descobertas, caravelas, África,  riquezas, coragem.. .


E assim, por espanto de todos,  foi explicando qual o seu principal objetivo, enquanto liderou a expansão portuguesa, o que fez para vencer a "barreira do medo" e abrir a "porta"para dar continuidade às viagens ao longo da costa africana.
 Fez-se também acompanhar do seu escudeiro de confiança, Gil Eanes , aquele que lhe dera a notícia que tanto queria ouvir:o cabo Bojador deixava de ser a barreira intransponível, e o mar  de águas ferventes onde habitavam monstros.
Gil Eanes contou também a sua história e o misto de alegria e frustração quando  dobrou o cabo  Bojador e se deparou, quando se aventurou por estas novas paragens e só vislumbrou uma paisagem inóspita. Confidenciou ainda, o brilho dos olhos do seu senhor, quando lhe ofereceu um ramo  de rosas de Santa Maria, tendo o cuidado de mostrar, as atuais suculentas  e o quão bem fora recompensado pelo infante.







 E se do nada apareceram , do nada  foram embora... voltar a repousar nas páginas da história.  Digo repousar, pois estes feitos dão-lhe a eternidade da memória e continuam a alimentar a nossa identidade  "Heróis do mar...nobre povo... nação valente..."
  
 Esta atividade foi dinamizada pelos alunos  Diogo Moura e Francisco Gaspar, sob orientação da professora de História e contou também com a colaboração da assistente operacional da biblioteca escolar, Sandra Ventura (uma espécie de "escudeira" destes senhores)


 Desta maneira, pelo que se aprendeu e como,uma simples biografia fez-se jus  "A História é fixe" e se reforçaram estratégias pelo gosto e conhecimento pela disciplina de História.