Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Datas com História

  E assim se assinalou  mais um aniversário da república portuguesa

Não foi propriamente da janela da sala de aulas que se anunciou mais uma “Data com História”, mas sim no átrio. Onde foi divulgado e comemorado um acontecimento marcante da História de Portugal: a Implantação da Republica- 5 de outubro de 1910.

A comemoração do evento, inserida no plano anual de atividades do departamento de Ciências Humanas e Sociais, foi dinamizada pelos docentes de História, no âmbito da atividade “Datas com História” integrada nos conteúdos programáticos das disciplinas- 6º e 9º ano.

Para o efeito foi organizada uma exposição, aberta à comunidade educativa, que evocava os principais factos que contribuíram para o descrédito da Monarquia e posterior derrube.



 E a exibição de cartazes, denominada “Letras e cores, ideias e autores da República”, 






uma compilação organizada pela Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas com o intuito de comemorar o centenário da República. E disponibilizada para esta actividade pela biblioteca escolar a quem os dinamizadores agradecem a colaboração.



SEMPRE a surpreender

 Foi com muita animação que os colegas do 2º, 3º e 4º ano receberam e deram as boas vindas aos colegas do 1º ano .

Mais uma boa prática  promotora da sociabilidade, da inclusão e do acolhimento.

Afinal de contas, estamos  todos aqui para sermos felizes . E cantarmos  afinados e dançarmos sincronizados para fazermos desta  escola , um espaço de conhecimento e de afetos. Uma escola que dá asas, que ensina a voar e incentiva a desbravar o céu .

 A receção foi uma atividade dinamizada pelas/os docentes do 1º CEB em articulação   com a coordenadora do Desporto  Escolar e  coordenadora de estabelecimento e contou com a colaboração da comunidade educativa: docentes, alunos, assistentes operacionais  e encarregados educação.



 Vamos recordar este dia, que por certo, vai ficar no álbum das memórias que não queremos apagar, mas que fiquem para a vida.