Pesquisar este blog

domingo, 13 de maio de 2018

Na Europa eu Conto

 Os meninos e as meninas, do Pré- Escolar também comemoraram o dia da Europa- 9 de maio.
A biblioteca escolar  foi à sala de aula e convidou-os para irmos  à descoberta  da Europa.
O convite foi aceite e com o mapa na mão embarcámos nesta viagem pelos países da  Europa. Conhecemos alguns monumentos, as respetivas bandeiras, a gastronomia, uma moeda europeia, que não é o euro (a libra) e a D.ª Sandra até ensinou como se diz muito obrigada em sueco- tack så mycket e  sim- ja.
 

E acabámos  a ler uma história da  Suécia "O bom leite" e depois da "Vitória, Vitória, Acabou a história", ainda ficámos mais um bocadinho a falar desta história e concluímos que só fazendo coisas boas, podemos receber boas recompensas.

À descoberta da Europa

 "À descoberta da Europa" foi mais das atividades dinamizadas no âmbito da comemoração do Dia da Europa. Tratou-se de um concurso, que versava sobre cultura europeia, constituído por perguntas de escolha múltipla. Esta atividade foi realizada pela Biblioteca Escolar e  em articulação com a docente Fernanda Ventura e foi direcionada para a turma do 4º ano.


 O grupo dividiu-se em três equipa, constituída por  cinco elementos cada: A  equipa 1- denominada "Os 5 europeus", a equipa 2 "Os incógnitos da Europa" e a equipa 3 "Os viajantes da Europa". A competição foi bastante renhida, todos os participantes estiveram  à altura do desafio, mas a equipa vencedora  foi  "Viajantes da Europa" que , para além dos conhecimentos demonstrados, evidenciaram o verdadeiro espírito de equipa.



Parabéns a todos os participantes, todos estiveram bem, todos ganharam um prémio de participação e o mais importante  demonstraram os seus conhecimentos  e aumentaram as aprendizagens.


 

Comemoração do Dia da Europa-9 de maio

As comemorações  do Dia da Europa tiveram início no dia 2 de maio e culminaram,  no dia 9 de maio, data em que se comemora o Dia da Europa, tendo neste dia o seu momento auge da comemoração. Ao longo destas semanas foram dinamizadas várias atividades que incluíram a exposição de trabalhos realizados pelos alunos, passatempos, jogos, entre outras ,  que envolveram todos os alunos: Ensino Pré-Escolar e 1º, 2 º e 3º CEB. No dia 9 foram lidos contos, em contexto de aula, alusivos à Europa, passagem de videos alusivos à comemoração, concursos, direcionados para o 1º CEB e a Hora do Conto, para o Ensino Pré Escolar. 
Todos os alunos, professores e comunidade em geral, envolveram-se entusiasticamente  nesta comemoração e respetivas atividades.