Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

A Biblioteca Escolar está sempre ao vosso serviço

Outubro: Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

As bibliotecas escolares desempenham um papel muito importante nas escolas e são um veículo de transmissão de conhecimento, não apenas através dos livros mas também das atividades que aqui se desenvolvem.
Este ano, o dia internacional das Bibliotecas Escolar foi comemorado no dia 22 de outubro (sempre celebrado na quarta segunda feira do mês de outubro.)
 A data foi proclamada pela primeira vez em outubro de 1999,por Blanche Wools, então, Presidente da International Association School Librarianship (IASL)
Este ano,  o tema escolhido pela IASL para a comemoração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar (ISLM) é Porque eu amo a minha Biblioteca Escolar

 

O tema baseia-se no título da 47ª Conferência Anual, da International Association of School Librarianship (IASL), realizada em maio último, na Turquia – Inovação, Informação e Impato das Bibliotecas Escolares.

 Na nossa biblioteca escolar, ao longo do mês, à semelhança dos restantes meses, o livro e a leitura continuam a sobressair, com destaque para a hora do campo,  as exposições bibliográficas e outras e um encontro com utentes do  centro de dia de Pereira que nos deram a oportunidade de podermos ter apreciado a coleção de memórias e de histórias que foram recolhendo e guardando ao longo  do seu percurso  de vida.
Também os alunos do 7º A, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, comemoram a data, em contexto de aula, analisaram o artigo 26º e 27º da Declaração Universal dos Direitos do Homem e reconheceram a importância  da  BE e o quanto ela contribui para o direito à cultura.
Terminando esta reflexão com  a ida à BE, onde pesquisaram e realizaram trabalhos sobre os direitos "do livro e das bibliotecas escolares".
Estes trabalhos, posteriormente irão ser partilhados com a comunidade educativa, através de uma exposição de  cartazes alusivos ao tema.