Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

O vestido de noiva ao longo da História

 Integrado na comemoração do Dia dos Namorados, 14 de fevereiro, o grupo disciplinar de História e História e  Geografia de Portugal, em articulação com  a BE, organizou uma exposição de  vestidos de noiva e um desfile de noivas.






A atividade foi repartida em duas sessões. A primeira coincidiu com o dia dos namorados tendo sido apresentadas duas coreografia por alunas e alunos do 8º A e B, intituladas  " A sedução" e  "A conquista", seguida de uma pequena dramatização  referente ao pedido  da "mão da menina"  ao pai , um pedido original, apresentada em género de rap, esta atuação foi direcionada para todos os alunos da escola.
 Formalizado  o pedido, esperou-se o tempo necessário para que não houvesse dúvidas, nem arrependimentos. Daí que, o casamento só tenha  acontecido uma semana depois e na data marcada as noivas apareceram, e como manda a tradição, fizeram-se esperar, para aumentar as expectativas.
 Com direito a passadeira vermelha desfilaram as noivas, ostentando indumentárias do séc XIX e das décadas 50, 60, 70, 80, 90  do séc. XX e do séc. XXI.


 Os modelos foram disponibilizados, por professores, assistentes operacionais, particulares e familiares dos alunos e apresentados por alunas e alunos   do 2º e 3º CEB e do 1º ano (os meninos e meninas das alianças"



Os noivos tiveram direito a marcha nupcial e ao repicar do sino, anunciando que os noivos   já estavam a sair  da igreja já casados e foram saudados pelos convidados  com  flores e "foguetes".
A boda também estava preparada, não um faustoso banquete, mas ainda assim, não faltou o arroz doce e os bejinhos doces
 "Parabéns aos noivos" e  que "Sejam muito felizes" foram os votos que desejaram aos noivos  os convidados presentes, pais e encarregados de educação e  familiares.