Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Um por todos e todos pelo Ambiente

Pela proteção do Ambiente, todos, ainda somos poucos, quando nos unimos para defender o Ambiente.
 Foi com este espírito que as meninas e os meninos"grandes" do Ensino Pré- Escolar, em articulação com a BE, comemoraram o Dia do Ambiente- 5 de junho e o Dia dos Oceanos-8 de junho. 




Tratou-se de uma conversa reflexiva sobre as questões ambientais, de acordo com o tema da comemoração do  Dia do Ambiente, abordou-se particularmente a poluição dos plástico e os seus malefícios: quer para a fauna terrestre, quer para a fauna marítima.  
A partir de imagens elucidativas das consequências da poluição  nos seres vivos, todos os alunos levantaram o braço e pediram a palavra: "Eu quero falar", "Eu tenho um coisa para dizer"... Estabelecendo-se deste modo uma interação muito profícua, da qual resultou uma séria aprendizagem: informação, espírito crítico e consciência ambiental e interventiva.



 De acordo com os objetivos planificados foram dinamizadas várias atividades: Imagens para refletir, música para aprender,saber e saber fazer- reutilização de materiais,do velho nasce o novo- brinquedos amigos do ambiente,separação de lixo e conhecimento e utilização do ECO ponto.












E como não podia faltar, uma história. Nela  entraram várias personagens de outras histórias tradicionais, que se juntaram com a missão  de ajudar o Ambiente e dar uma lição às irmãs desarrumadas da Gata Borralheira. E Vitória, Vitória.Todos colaboram   para ajudar o Ambiente .E esta história acabou muito bem.
E, no final, um miminho muito original a pensar nos meninos e meninas "grandes". As meninas grandes já podem pintar os lábios e os meninos grandes já podem aparar o bigode ...