Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de março de 2019

O Senhor do seu Nariz

  O senhor do seu nariz, um dos cinco divertidos contos desta obra homónima, é um rapaz que foi fadado para ter um nariz do tamanho de um chouriço, o que lhe tornou a vida difícil durante algum tempo. É da autoridade de Álvaro Magalhães e foi levada  à cena pela companhia teatral  "Atrapalharte". 
 
A AtrapalhArte é uma companhia especializada em teatro pedagógico, baseando as peças em obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura e integrantes das metas curriculares dos diferentes graus de ensino básico e secundário. Com o intuito de auxiliar professores e alunos na análise das obras, fomentando hábitos de leitura nos mais novos, e permitindo o acesso ao Teatro a públicos que de outra forma não o teriam.  Os textos abordados assentam na dramaturgia na comédia, aliando o lúdico ao pedagógico, em espetáculos interativos .


 Foi com este propósito que, uma vez mais , esteve na nossa escola, no passado dia 8 de março, com  a referida obra e direcionados para todos os alunos do Ensino pré- escolar e 1º CEB.
 Tratou-se de mais  uma lição, repleta de aprendizagem, onde sobressaiu o riso, a alegria e a interação.




 «Esta é uma história cheia de humor, poesia, reviravoltas inesperadas, que incentiva os mais novos a olhar para si e para os outros de mente aberta e sem julgamentos: somos todos diferentes e são essas diferenças que nos tornam únicos e especiais! A peça ajuda a criança a construir a sua própria identidade, a sua relação  com o mundo e a tornar-se num ser ativo e tolerante.»




Carnaval ecológico


Quando o Carnaval chega é para todos.
No dia 1 de março as ruas da vila de Pereira  encheram-se de animação. Todos os alunos da escola  dos mais novinhos do JI e 1ºano, aos finalistas do 9º ano fizeram  a festa.






Apesar da folia, a organização primou e todos desfilaram e bem, ou melhor souberam  prosseguir ao logo do percurso cumprindo as regras de segurança.


 O tema  escolhido para este corso foi a defesa do Ambiente, apelando a todos os alunos e encarregados de educação a execução de "fatos" com materiais reutilizados. Ainda  que nem todos seguiram à risca a orientação, ainda assim passou-se a mensagem que é preciso proteger o a Ambiente .
 e lembrem-se sempre
" A vida são dois dias, o Carnaval são três, divirta-se e  entretanto preocupem-se com o Ambiente. O Ambiente agradece e nós também.