Pesquisar este blog

domingo, 6 de maio de 2018

Tens Dúvidas ? Eu Explico!



Este Programa surge na sequência do trabalho colaborativo desenvolvido entre os Serviços de Psicologia e Orientação, Coordenadora de Escola, Delegados e Subdelegados de Turma dos 2º e 3ºCiclos, encontrando-se definido como estratégia promotora do sucesso educativo e do bem-estar psicológico dos alunos. Para além dos aspetos metacognitivos, esta aprendizagem horizontal produz resultados motivacionais e sociais dado que a lógica de reciprocidade permite aos tutorandos aprender com os colegas e aos tutores desenvolver competências para ensinar, partilhar e apoiar havendo ainda, pela maior proximidade e conhecimento entre os alunos, a possibilidade de desenvolvimento de relações mais próximas e significativas.




Este Programa, do tipo mentorado é uma iniciativa muito difundida na Europa e nos EUA, na qual um aluno mais velho e mais experiente (mentor) serve de guia e orientador a outros mais novos e com menos recursos adaptativos. As atividades desenvolvidas passam pelo apoio nas tarefas escolares (ajudar a implementar métodos e hábitos de estudo, tirar dúvidas ou acompanhar na realização de trabalhos de casa) e por conversas informais sobre dificuldades escolares ou outras que se revelem pertinentes. Pretende-se assim criar e reforçar laços de solidariedade social, acreditando que a relação e comunicação entre colegas podem ser um fator de desenvolvimento e crescimento pessoal com implicações positivas no sucesso escolar.
Conceção, organização, implementação e avaliação do Programa
Serviços de Psicologia e Orientação, Coordenadora de Escola, Biblioteca Escolar, Delegados e Subdelegados de Turma.
Objetivos
- Ajudar na adaptação à escola e nas transições de ciclos;
- Promover o bem-estar dos alunos e a sua ligação à escola;
- Apoiar no estudo e nas tarefas escolares;
- Prestar apoio personalizado aos alunos no decurso do seu percurso escolar;
- Reforçar a autoestima;
- Facilitar a integração sócio-afetiva;
- Desenvolver hábitos de trabalho individual e em grupo;
- Estimular a motivação para a aprendizagem;
- Estabelecer redes afetivas e de solidariedade;
- Contribuir para a gestão de assimetrias e desigualdades socioculturais dos alunos;
- Prevenir as situações de abandono, insucesso e exclusão escolar e social;
- Contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção da sua identidade pessoal;
- Desenvolver os níveis de autoconceito, autoconfiança e autoestima;
- Desenvolver competências de comunicação
- Criar oportunidades de participação dos alunos na vida da escola;
- Desenvolver métodos de trabalho colaborativo;
- Fomentar competências de partilha e o espírito solidário.











Nenhum comentário:

Postar um comentário