Este Programa surge na sequência do trabalho colaborativo
desenvolvido entre os Serviços de Psicologia e Orientação, Coordenadora de
Escola, Delegados e Subdelegados de Turma dos 2º e 3ºCiclos, encontrando-se
definido como estratégia promotora do sucesso educativo e do bem-estar
psicológico dos alunos. Para além dos aspetos metacognitivos, esta aprendizagem
horizontal produz resultados motivacionais e sociais dado que a lógica de
reciprocidade permite aos tutorandos aprender com os colegas e aos tutores desenvolver
competências para ensinar, partilhar e apoiar havendo ainda, pela maior
proximidade e conhecimento entre os alunos, a possibilidade de desenvolvimento
de relações mais próximas e significativas.
Este Programa, do tipo mentorado é uma iniciativa muito difundida
na Europa e nos EUA, na qual um aluno mais velho e mais experiente (mentor)
serve de guia e orientador a outros mais novos e com menos recursos
adaptativos. As atividades desenvolvidas passam pelo apoio nas tarefas
escolares (ajudar a implementar métodos e hábitos de estudo, tirar dúvidas ou
acompanhar na realização de trabalhos de casa) e por conversas informais sobre
dificuldades escolares ou outras que se revelem pertinentes. Pretende-se assim
criar e reforçar laços de solidariedade social, acreditando que a relação e
comunicação entre colegas podem ser um fator de desenvolvimento e crescimento
pessoal com implicações positivas no sucesso escolar.
Conceção, organização, implementação e avaliação do Programa
Serviços de Psicologia e Orientação, Coordenadora de Escola,
Biblioteca Escolar, Delegados e Subdelegados de Turma.
Objetivos
- Ajudar na
adaptação à escola e nas transições de ciclos;
- Promover o
bem-estar dos alunos e a sua ligação à escola;
- Apoiar no estudo e
nas tarefas escolares;
- Prestar
apoio personalizado aos alunos no
decurso do seu percurso escolar;
- Reforçar a
autoestima;
- Facilitar a
integração sócio-afetiva;
- Desenvolver
hábitos de trabalho individual e em grupo;
- Estimular a motivação
para a aprendizagem;
- Estabelecer redes
afetivas e de solidariedade;
- Contribuir para a
gestão de assimetrias e desigualdades socioculturais dos alunos;
- Prevenir as
situações de abandono, insucesso e exclusão escolar e social;
- Contribuir para o
desenvolvimento integral dos alunos e para a construção da sua identidade
pessoal;
- Desenvolver os
níveis de autoconceito, autoconfiança e autoestima;
- Desenvolver
competências de comunicação
- Criar
oportunidades de participação dos alunos na vida da escola;
- Desenvolver
métodos de trabalho colaborativo;
- Fomentar
competências de partilha e o espírito solidário.
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