Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de junho de 2018

Vamos ao campo procurar histórias



 No âmbito das comemorações do Dia da Criança a BE em articulação com a docente Isabel Monteiro dinamizou uma atividade promotora da leitura e da escrita, direcionada para os alunos do 1º e 2ºano, turma A.

Em contexto de sala de aula, os alunos conversaram e refletiram sobre esta efeméride . De modo bastante entusiástico e interativo os discentes ficaram a saber o porquê desta data, identificaram os direitos e deveres das crianças e concluíram que ainda falta muita coisa para que todas as  crianças beneficiem dos direitos que lhe são devidos . Interrogaram-se sobre o ato de brincar e o modo de o fazer e constataram que, infelizmente nem todas as crianças têm condições para brincar, pois são obrigadas a trabalhar, muitas ainda não usufruem do direito à educação, tal como acontecia antigamente, com as pessoas mais pobres. 





Os alunos puderam também  visualizar alguns brinquedos   de outros tempos, "brinquedos com história" ficando maravilhados como de um simples bugalho pode surgir uma panela. 
E tudo isto intercalado com canções que ajudavam à reflexão.
Para terminar esta primeira sessão, foi tempo de testar as aprendizagens, através de um concurso e todos estiveram muito atentos, pois acertaram quase tudo...
 Depois foi a vez de irmos à procura das histórias e para nos inspirar  fomos à nossa quinta e aos campos floridos que avistamos bem pertinho da nossa escola e do que vimos , do que tocámos e do que cheirámos, tirámos muitas ideias para fazermos, em conjunto, uma bela história.


Agora é só colocar , em cima da mesa, os "ingredientes"  recolhidos e começar a escrever. Queremos ouvir uma história bem criativa e com muita cor e cheio de primavera.
E agora uma canção  que vai direitinha para aquele menino ou aquela menina que sabe que é para ele/ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário