Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Brinquedos amigos do Ambiente

A BE, em articulação com a docente Isabel Monteiro, comemorou o Dia da Criança, com os alunos do 1º  e 2º ano, na respetiva turma e como já aqui foi publicado, foi abordada a temática dos brinquedos, a sua evolução, o contexto sócio económico e cultural e os materiais, assunto que muito motivou a turma  que ficou com vontade de reproduzir os referidos "brinquedos com história".  Posteriormente,  a quando do Dia  Mundial do Ambiente,  juntou-se também ao evento a professora Paula e os respetivos alunos, do mesmo ano de escolaridade e ambas as turmas participaram numa reflexão sobre os problemas  ambientais, especialmente da poluição de plástico e das suas consequências, bem como a implementação de boas práticas para defender e proteger o Ambiente, de modo a promover a aquisição de conhecimento/informação e o consequente espírito crítico,  a educação ambiental e a cidadania ativa.

Juntando as aprendizagens das duas atividades, o Henrique teve uma ideia... sugeriu que se fizesse, na BE, uma exposição de brinquedos  feitos com materiais reutilizados, de modo a transformar o velho em novo e o lixo tornar-se luxo.
 A ideia multiplicou-se entre os colegas. Seguiu-se a pesquisa de modelos, a recolha de materiais e com a ajuda da BE, apenas para alguns aspetos técnicos, 









surgiu a exposição de Brinquedos amigos do Ambiente.

Foi um prazer ver- vos crescer

 Os alunos finalistas do 9º ano, despediram-se, mas já estão com saudades! 

Deixaram para trás muitas memórias recheadas de aprendizagem, de afetos, de gratidão, de cumplicidade, de partilha, de colaboração, de apoio e de muitos sorrisos e brincadeira.
 Foi um prazer ver-vos crescer.
 Mais numa etapa  se concluiu, mais um degrau se subiu na  vossa aprendizagem e na vossa vida académica, outras se seguirão.  Aqui,  aprenderam a saber ser e a saber a estar, a pensar e a conhecer o mundo: a ciência e as artes. 
Saíram com asas, agora continuem a voar, a aprender, a subir, o céu é o limite.


 Tudo de bom para vós, sejam muito felizes.

sexta-feira, 22 de junho de 2018

Sarau

 Não havia melhor forma de acabar o ano letivo que, em grande festa!


 Os anfitriões estiveram à altura do evento, a organização esmerou-se nos pormenores e tudo correu bem ! Alunos, professores, assistentes operacionais e  encarregados de educação envolveram-se  e todos, cada um na sua função, deram o seu melhor, outra coisa não se esperava quando se trabalha em equipa.
  No palco, desfilaram as  "Estações  do ano". Do   Ensino Pré-Escolar veio a primavera  e com ela uma explosão de cores, de flores, de perfume e  muita alegria. O verão, chamado pelos meninos e meninas do 1º CEB, trouxe o sol, a animação, a música, que  a todos contagiou e envolveu.



 Com o regresso à escola, veio o outono, convidado pelos alunos do 2º CEB- 6º A e 6º B e foi altura de evocar as castanhas assadas, a partida das andorinhas, o halloween, as saudades  das paixões antigas, as folhas douradas a descansar nos bancos de jardim, mas tudo caldeado  com a pena  da despedida do verão, com os encantos da nova estação que vai entrar, por isso não faltou boa disposição e diversão.


 Finalmente, chegou o inverno, como a tradição já não é o que era, não houve frio, nem chuva, nem vento, mas casamentos podem acontecer em qualquer estação do ano e tivemos um casamento, histórias que nos fazem pensar, pois não devemos esquecer atrocidades do passado, qualquer momento é adequado e o 7º C fez questão de marcar presença.



 Dançar, cantar e tocar vem sempre a calhar para animar os dias frios e cinzentos do inverno o 8º A e os finalistas do 9ºano encarregaram-se e muito bem, dessa função. Depois vieram os prémios atribuídos aos que mais se destacaram na participação das atividades.






 Em suma, de uma maneira ou de outra, toda a escola se envolveu e a plateia não poupou aplausos. 

Como festa e convívio, não se faz só com diversão, é preciso alimentar o corpo, o bufete servido agradou a todos os palatos e reforçou a alegria, a festa  e o prazer de estarmos todos juntos.
É isto a nossa Escola, uma Escola Com vida, que Convida, que sabe ser e estar.

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Um por todos e todos pelo Ambiente

Pela proteção do Ambiente, todos, ainda somos poucos, quando nos unimos para defender o Ambiente.
 Foi com este espírito que as meninas e os meninos"grandes" do Ensino Pré- Escolar, em articulação com a BE, comemoraram o Dia do Ambiente- 5 de junho e o Dia dos Oceanos-8 de junho. 




Tratou-se de uma conversa reflexiva sobre as questões ambientais, de acordo com o tema da comemoração do  Dia do Ambiente, abordou-se particularmente a poluição dos plástico e os seus malefícios: quer para a fauna terrestre, quer para a fauna marítima.  
A partir de imagens elucidativas das consequências da poluição  nos seres vivos, todos os alunos levantaram o braço e pediram a palavra: "Eu quero falar", "Eu tenho um coisa para dizer"... Estabelecendo-se deste modo uma interação muito profícua, da qual resultou uma séria aprendizagem: informação, espírito crítico e consciência ambiental e interventiva.



 De acordo com os objetivos planificados foram dinamizadas várias atividades: Imagens para refletir, música para aprender,saber e saber fazer- reutilização de materiais,do velho nasce o novo- brinquedos amigos do ambiente,separação de lixo e conhecimento e utilização do ECO ponto.












E como não podia faltar, uma história. Nela  entraram várias personagens de outras histórias tradicionais, que se juntaram com a missão  de ajudar o Ambiente e dar uma lição às irmãs desarrumadas da Gata Borralheira. E Vitória, Vitória.Todos colaboram   para ajudar o Ambiente .E esta história acabou muito bem.
E, no final, um miminho muito original a pensar nos meninos e meninas "grandes". As meninas grandes já podem pintar os lábios e os meninos grandes já podem aparar o bigode ...