Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Quem quer quentes e boas, quentinhas?...

 Na nossa escola e cumprindo a tradição, foi realizado, no dia 9 de novembro, o já habitual e esperado  magusto. Direcionado para todos alunos, dos vários ciclos de ensino. Uma festa que antecipou  a comemoração do  de S. Martinho- 11 de novembro.




Como o magusto não se faz sem castanhas, todos os alunos se envolveram e colaboraram com a oferta de castanhas, que acabaram  no assador do refeitório da escola.


 E, a ver pela degustação e comentários ouvidas as castanhas assadas estavam muito saborosas.

 

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra foi à nossa escola

 No dia 8 de novembro, D.Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, esteve na nossa escola. 

Falou  da urgência da Paz no mundo e da necessidade  do reconhecimento  e da gratidão do bem que nos fazem, assim como imperativo deve ser a tolerância, a aceitação do outro, tal como ele é  e o perdão.



 Toda a comunidade estava preparada para lhe dar as boas vindas e agradecer a sua disponibilidade. E foi com surpresa e satisfação que  D. Virgílio  recebeu, dos mais pequeninos aos finalistas, as prendas que eles tão bem souberam embrulhar. E que lhe chegaram, umas  sob a forma de poesia, outras sob  a forma  de música  e de canções e ainda duas ofertas muito especiais um tsuru- símbolo da paz, feito pelos alunos do 7º A no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento



 e um terço ecuménico, símbolo da tolerância religiosa e cultural, executado pelos alunos do 8º B, integrado nos conteúdos programáticos de História.

domingo, 11 de novembro de 2018

Alunos da Escola EBI de Pereira vão participar no corta-mato concelhio.

 Corta-mato concelhio

No dia 13 de novembro de 2018, entre as 8h.30m e as 13h.30m, vai decorrer o corta-mato concelhio. Esta atividade está integrada no PAA,-Desporto Escolar e é destinada aos alunos dos escalões iniciados a juniores e envolve  todos os alunos do agrupamento bem como os professores de Educação Física. O circuito realizar-se-á  em Montemor-o-Velho, no parque das merendas e zona da feira.
Os alunos, da nossa escola, também querem participar e já estão na linha de partida, ou quase...



Neste momento estão inscritos os seguintes participantes:








Estão à espera de quê?
 Bora lá treinar... isto se quiserem regressarem da competição de medalha ao peito.
Eu sei que , que o que interessa é participar, mas quem não gosta de um troféu? Vá lá esforcem-se...
 

Alguém tem que se arriscar...




A TERRA TREME é um exercício organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.

Os 3 gestos BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR são a melhor resposta para nos protegermos em caso de sismo.

O exercício ajudará a conhecer e praticar estes 3 gestos que podem salvar vidas.
Na nossa escola, o exercício  decorreu de acordo com o resultado esperado. Toda a comunidade educativa participou com seriedade  e agiu de acordo com os preceitos recomendados.
 O "repórter" esteve lá, sem olhar ao risco e com a inconsciência de quem quer estar em cima do acontecimento e registou as imagens.



Poupe muito, gira melhor, estabeleça prioridades, gaste em conformidade

 O dinheiro  não é de quem o ganha , mas daquele que poupa, diz o provérbio com muita sabedoria. É com este objetivo que se comemora o Dia Mundial da Poupança- 31 de outubro.


O Dia Mundial da Poupança foi criado com o intuito de:
-Alertar os consumidores para a necessidade de disciplinar gastos e de amealhar alguma liquidez, de forma a evitar situações de sobre-endividamento.
 
-A ideia de criar uma data especial para promover a noção de poupança surgiu em Outubro de 1924, durante o primeiro Congresso Internacional de Economia, em Milão.

A assunção da condição de consumidor por parte de todos os cidadãos na sociedade atual, cada vez 
mais complexa e em constante mutação, exige que a educação do consumidor responda a dois grandes objetivos
-Disponibilizar informações que tornem as opções individuais mais criteriosas, contribuindo para comportamentos responsáveis e solidários;
- Promover o aprofundamento de capacidades que habilitem os cidadãos a intervir num sistema socioeconómico e cultural, onde se articulem direitos do consumidor e responsabilidades face ao desenvolvimento e ao bem comum.
 Para assinalar esta data e como forma de motivar e promover a literacia financeira e estimular a reflexão em contexto mais alargado, em contexto de sala de aula, a BE disponibilizou uma pequena exposição de mealheiros e o seu significado.




  Poupa dinheiro, mas esbanja afetos...


Uma sala de aulas de gritos...

 Já viram bem como está a sala 5 e a sala 6 da nossa escola?



 Parece que andam fantasma à solta e bruxas sentadas na vassoura a voar por todo o lado!

À espera , junto de qualquer esquina, para nos assustar.




É isto que nós chamamos uma escola assombrada. Realmente, aqui, está em laboração uma escola de magia. Muitos bruxitos e bruxinhas já estão a frequentar o curso e a aprender como cozinhar muitos feitiços.

No caldeirão, a bruxa mor já colocou lá dentro todos os ingredientes necessários, para que saia de lá uma receita do outro mundo.  E todos os aprendizes  se estiverem muito atentos, vão sair desta escola com distinção.
 BOOO!!!!!!!!!!


 acorda, presta atenção ao que diz a bruxa, se quiseres ficar a dormir na forma nunca chegas a feiticeiro(a) e ainda te arriscas a ficar transformado num rato cego...

domingo, 4 de novembro de 2018

Não te assustes Francisca,mas a nossa escola está de meter medo ao susto...

 Olá Francisca, a nossa escola está assustadora, ela foi invadida por uns repelentes e horripilantes seres rastejantes, aterradoramente bonitos... eles correm pelos corredores
 escondem-se nos locais mais improváveis


e penduram-se em qualquer lugar
Mas não te assustes Francisca . É tudo a fingir. O que aconteceu na nossa escola foi uma exposição de trabalhos, de trabalhos muito criativos e originais feitos pelos teus colegas, dos mais pequeninos, do ensino pré-escolar, até aos mais crescidos, do 1º, 2º e 3º ciclo do ensino básico, (tu já és crescida,  já andas no 2º ano do 1º CEB). Estes trabalhados foram feitos com materiais reutilizados e tiveram o objetivo de comemorar o Dia das Bruxas- Halloween. 


Agora repara nas fotografias seguintes e adivinha quais foram os monstrinhos simpáticos que vieram para ficar e para serem apreciados por todos.








 Foi fácil identificares os monstrinhos ? Eu sabia  que era fácil para ti, claro, são aranhas. Aranhas de de todos os tamanhos e feitios,
 há aranhas para todos os feitios, aranhas para dar e vender. Se fossem  a sério eu não as  queria , nem dadas, nem que me pagassem para ficar com elas. E tu, querias algumas?
Para comemorarmos esta data, na biblioteca escolar também havia muitos livros  assustadores guardados pela bruxa da BE


 e muitos colegas teus vieram também à biblioteca ouvir histórias.  E estavam  com tanto medo que nem se mexiam .  Estou a mentir, eles estavam era muito atentos  e interessados a ouvir a história que era muito engraçada.


  E para terminar este dia  da melhor maneira, foram dadas guloseimas a todos os alunos e professores, enfeitiçadas pela  D,ª Sandra, mas enfeitiçadas com uma poção mágica muito saborosa.

E agora, só nos resta  despedirmo-nos de ti e deixar-te um grande beijinho, cozinhado no caldeirão da bruxa, da bruxa das histórias, daquela que gosta muito de contar histórias aos meninos e meninas de todas as idades.