Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de março de 2020

Vai Ficar Tudo Bem

 Vai Ficar Tudo Bem


Não vamos mentir, as coisas não  estão muito bem, o corona vírus anda por  aí, por todo o mundo, a contaminar as pessoas.  Mas esse tal vírus não nos vai apanhar desprevenidos(as). Também lhe sabemos  "dar a volta". Ele quer-nos apanhar, nós ficamos em casa. Ele quer apanhar-nos numa armadilha, nós não  nos deixamos apanhar.  A melhor arma para o  enfrentar é lavar muito, muito bem as  mãos,  quando regressarmos a casa, se por ventura tivemos que sair de  casa. E nada de beijinhos, nem abracinhos. Esses ficam para depois.
 Como esse tal vírus é muito teimoso vai ficar por aqui mais algum tempo, mas com as nossas armas, ele vai ficar cada vez mais fraquinho e acaba  por se ir embora. E não nos  volta a  importunar, porque  também  se está a  inventar uma vacina, que nos vai  dar super poderes (defesas) para o enfrentar se voltar a ser necessário e também se estão a testar novos medicamentos. Por tudo isto "Vai ficar tudo bem"
Por estas razões, temos que ficar em casa ,  mas entretanto, temos  que nos preparar para o nosso regresso triunfal à normalidade do nosso dia a dia. Temos  que chegar à escola a  ler melhor,  a escrever melhor, a  saber  bem a tabuada e a fazer bem contas. Enfim,  chegarmos  à escola  a  saber mais. 
A escola,  mesmo  com o portão fechado, continua  a ter salas de aula abertas. Claro, no classroom  e também vai aparecer outra  surpresa...
 Então,  temos que  chegar à  escola bem entusiasmados e  felizes,  esse é o vosso desafio,  regressarem no vosso melhor: TOP, 5 estrelas . Pela nossa parte  já estamos a pensar na receção que vos  vamos oferecer : uma escola  bem florida, as  sementeiras  já estão a crescer e a horta  bem regada e bem cuidada já está bem viçosa. 







Por  tudo isto temos que agradecer quem  não pode  ficar em casa e que está  a trabalhar no meio do perigo para  que nada nos falte. Desde as equipas  de saúde, até   a todos os que estão a "aguentar o barco"  e a permitir que o mundo continue a navegar no meio  do temporal.
 A todos os nosso OBRIGADO

E pela nossa parte, também vos estamos a ajudar.
Já falta pouco  para  Ficar tudo bem


quarta-feira, 18 de março de 2020

Estão a ouvir a campainha


 Já tocou para a entrada

Os alunos estão a ser assíduos e pontuais.




Quase ninguém se está a esquecer de entregar o TPC.
Nota +(MAIS) para eles.

segunda-feira, 16 de março de 2020

O portão da escola está fechado, mas a Escola está aberta.

O portão da escola está fechado, mas a Escola está aberta.

 É assim, na EBI de Pereira, como nas restantes escolas de todos os agrupamentos de escolas do país, os portões estão fechados, mas a Escola está aberta, as aprendizagens continuam.
Os alunos estão mesmo a trabalhar e a cumprir as orientações do plano de aula.
Na EBI de Pereira, foi o 7º B que iniciou a semana com a disciplina de História. O trabalho foi realizado, enviado, agora esperam a correção.
Para que não fiquem dúvidas, aqui vai a prova.


Escola 1- Coronavírus

 Sabias que a designação Coronavírus dada ao novo vírus disseminada atualmente por todo o mundo foi baseada ao facto do vírus apresentar um alo ou uma coroa (corona) quando vistos ao microscópio. 
 

domingo, 15 de março de 2020

Mais uma lição de História


Mais uma lição de História.
 Já estudámos várias epidemias, epidemias que se transformaram em pandemias, a História convidou-nos a assistir a muitas delas e aprendemos com elas. Hoje, somos a própria História, hoje somos os protagonistas do elenco. Pelo que “vimos”, pelo papel que aprendemos, vamos subir ao palco da História, com mais confiança, sabemos que a situação é preocupante, que muita gente vai assumir atitudes egoístas e desumanas, que a intolerância vai mostrar a sua face, que a economia se vai ressentir. Mas temos a certeza, por todos os conhecimentos acumulados ao longo dos séculos que a Ciência vê mais longe, vai mais longe. A Escola, o saber, a educação foram os seus pilares. É a Escola, o saber que nos vai ajudar a enfrentar e a vencer as adversidades.
 Se o covid 19 quer ficar na História e pelos piores motivos, vamos dar-lhe distância, não o vamos ignorar, cada um de nós é um guerreiro contra ele e uma sentinela atenta. Cada um de nós luta com as armas que tem e cada um delas são imprescindíveis. Para já, vamos acompanhar os acontecimentos de longe, mas sempre em vigília. Ele não nos vai surpreender nos locais que ele mais gosta. Isso é que era bom! Na praia, na esplanada, no cinema… não nos vai encontrar. Mas, vamos-lhe dar apenas a atenção que merece e vamos continuar a seguir a nossa vida.


Se é para ficar em casa, ficamos em casa, mas continuamos a trabalhar, nós somos mais fortes que ele, e a nossa força produtiva é o saber, o conhecimento. Por isso, vamos, como habitualmente, abrir o manual, escrever o sumário e a “por o dedo no ar” quando as dúvidas surgirem. Só há uma ligeira diferença espacial, vocês (alunos) em casa, nós (professores) noutro lugar, ainda assim, todos ligados com os meios que a tecnologia nos proporciona. 


 Fica o “recado”, sejam assíduos e pontuais, cumpram o horários e estejam atentos ao email, porque os planos de aula, já estão todos preparadinhos. Sejam responsáveis e cumpram as orientações dadas pelos professores. Esta é a nossa arma contra o coronavírus.

segunda-feira, 9 de março de 2020

A História é mesmo fixe.


Não duvidem, a História é mesmo fixe.

 Integrado no PAA do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, da área disciplinar de História foi dinamizada a atividade “A História é Fixe ”. Que pretende ser uma abordagem lúdica-pedagógica dos conteúdos programáticos de História e uma estratégia motivadora para o estudo e para o gosto por esta disciplina curricular.


Tendo em conta estes objetivos a docente de História do 8º A da EBI de Pereira desafiou os alunos a “vender/comprar/alugar/emprestar” factos históricos. Os alunos aceitaram e vários “produtos” foram postos no mercado e não faltaram vendedores, nem clientes, aproveitando as oportunidades mais aliciantes- saldos e promoções.


 O produto foi bem apresentado e o negócio lucrativo Uma iniciativa que se estendeu a outros propósitos históricos: procurar pessoas e objetos que se foram perdendo ao longo da caminhada histórica. Nem tudo o que se procurou ainda foi encontrado, mas temos que continuar a investigar. Enquanto houver motivação e criatividade e gosto pelo saber, a História vai continuar a disponibilizar muito produto, porque a História é mesmo fixe!


 Esta proposta foi operacionalizada através da produção de textos criativos, mas sem descurar o propósito científico e as aprendizagens realizadas, sendo os mesmos partilhados e divulgados na comunidade educativa num placard expositivo.



  História é mesmo fixe.
 Por tudo isto, ainda têm dúvidas que a História é mesmo Fixe?