Vamos construir ninhos?
Vamos construir ninhos?- Esta foi a proposta de trabalho lançada pelas professoras que lecionam as turmas do 1º, 3º e 4º ano da EBI de Pereira, antes do período de confinamento. cujos objetivos pretendiam:- Contemplar a natureza e o canto das aves como imprescindível para o nosso bem-estar, principalmente nesta estação do ano: primavera.- Inferir a importância dos seres vivos no equilíbrio da natureza. Tomar consciência de que é necessário proteger os animais e as suas casas.- Tomar conhecimento dos diferentes tipos de aves da nossa região e seus ninhos, verificando as diferenças.- Ver que os ovos são diferentes quanto ao tamanho e à cor consoante a quem pertencem.- Identificar a importância dos ninhos para as aves como abrigo, postura de ovos e proteção das crias.
Apesar, de portas fechadas, a Escola continuou em atividade e as aprendizagens não pararam por essa razão, não esqueceram a proposta e puseram a criatividade em ação: pensaram no projeto, escolheram os materiais, optaram pela reutilização de materiais , recolheram produtos naturais: paus, palhas, ramos e folhas e com a ajuda dos familiares puseram mãos à obra e a obra foi crescendo e acabou por se transformar num fantástico ninho. A obra foi terminada no momento certo, precisamente no regresso à escola presencial. A oportunidade esperada para dar mostra do seu trabalho @distância e divulgar o seu projeto a toda a comunidade educativa, operacionalizada com a elaboração de uma exposição de ninhos. Uma atividade/iniciativa que veio dar vida e animo a uma escola há tanto tempo entorpecida, onde já não se sentia o seu cheiro nem a sua voz .
Os trabalhos/modelos realizados foram muito diversificados e demonstraram criatividade, sentido estético e cuidado técnico com a sua execução. E granjearam elogios e reconhecimento por toda a comunidade educativa. Todos estão de parabéns pelo seu envolvimento e pela colaboração dada pelos encarregados de educação.
Os ninhos ficaram tão bem feitos e tão funcionais que muitos deles vão ser oferecidos a todos os passarinhos que queiram fazer deles a sua morada. E a sua localização não podia ser melhor: As árvores do jardim da nossa escola, com a janela virada para a natureza.
Para deixamos aqui um conselho a todos os meninos e meninas e adultos em geral amantes da Natureza. E quem o vai dar é o poeta Miguel Torga. Sigam-no SEMPRE.
Sei um ninho.
E o ninho tem um ovo.
E o ovo, redondinho,
Tem lá dentro um passarinho
Novo.
Mas escusam de me atentar:
Nem o tiro, nem o ensino.
Quero ser um bom menino
E guardar
Este segredo comigo.
E ter depois um amigo
Que faça o pino
A voar…