Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Travessuras sem doçuras

Dando continuidade    à planificação referente ao tema “Alimentação Saudável- Alimentação em contexto escolar” inserida nos conteúdos de Cidadania e Desenvolvimento, a turma do 9ºA quis mostrar à comunidade educativa que é possível manter a tradição, mas adaptada aos novos tempos à educação alimentar e alteração e à adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis.

Sem querem deixar   de assinalar a comemoração do Halloween e a importação de comportamentos vindos da Inglaterra e da América; deixaram   as travessuras e retiraram as doçuras. E deste modo dinamizaram a atividade “Travessuras sem doçuras”.

Inspirados na temática conseguiram elaborar um menu horrorosamente saudável, preparado com os melhores ingredientes e as melhores confeções gastronómicas.

 Onde não faltaram :os dedos de azeite da bruxa, as lagartas verdes de uvas, vassouras voadoras de queijo, as sandes do outro mundo, a caldeirada de arranhas e morcegos com queijo creme e azeitonas, os fantasminhas caçados, de banana, o sangue de vampiro de romã, as mãos fantasmagóricas de pipocas com canela, entre outros pitéus.




Iguarias assustadoras que fizeram as delícias dos comensais que tiveram a coragem de as provar.

E muito bem lhes souberam e como puderam confirmar a doçuras não lhes fez falta nenhuma.

 E assim se prova que, não é necessário o doce, o salgado, o processado, o gorduroso para se fazer a festa ou cantar os parabéns. Há sempre alternativas muito mais saudáveis e que a nossa saúde e bem-estar agradece.






Os hábitos alimentares também se educam só é preciso apenas sabermos passar a mensagem e a informação.

domingo, 30 de outubro de 2022

Quem quer festa sua-lhe a testa

 A turma do 9º B tem um sonho: quer muito fazer uma viagem de finalistas, como não param de pensar na sua concretização, não param de trabalhar.


 Várias foram as atividades planificadas, sob a orientação da respetiva diretora  de turma e operacionalizadas com a colaboração dos respetivos encarregados de educação/familiares/ amigos e da comunidade educativa e local.

Como forma de angariação de honorários para custear a viagem, levaram a “marca “ da EBI de Pereira à comunidade local. Integraram as festividades da feira do ano, conhecida como “ feiras das comedeiras “ e nos dias 15 e 16 de outubro, toda a turma se apresentou ao serviço e cada um com a sua mercadoria





para cativar os clientes, que surpreendidos por tão simpáticos feirantes e com um discurso tão bem orquestrado muito facilmente se deixaram convencer e colaborar com muito agrado.

 Atendendo que no dia 16 de outubro também se comemora o Dia Mundial da Alimentação, não deixaram de juntar o útil ao agradável, a venda, mas também a mensagem que queriam passar: que a saúde depende dos hábitos alimentares, onde a fruta, os produtos hortícolas, sazonais e locais deverão ter a prioridade.



Uma iniciativa  coroada de êxito onde  se realça  a organização, o envolvimento, o empenho e responsabilidade de toda a turma, sem esquecer a colaboração dos respetivos encarregados de educação. Outras atividades estão a decorrer em contexto escolar, também elas a dar fruto.

«Um sonho que sonhes sozinho é apenas um sonho. Um sonho que sonhes em conjunto com outros é realidade.» 

John Lennon


sábado, 29 de outubro de 2022

Educação para a saúde- Alimentação saudável

 Alimentação sustentável


 No âmbito dos conteúdos programáticos da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento referentes ao tema Educação para a Saúde e com base na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania cujo objetivo é:

“Dotar as crianças e os jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao seu bem-estar físico, social e mental. A escola deve providenciar informações rigorosas relacionadas com a proteção da saúde e a prevenção do risco, nomeadamente na área do comportamento alimentar.»

 Os alunos do 9º  A, conscientes da necessidade de uma alimentação equilibrada e de opções adequadas à sua saúde e ao seu bem-estar físico, social e mental. Foram desafiados a... continue a ler se tiver curiosidade



sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Datas com História

 


Datas com História é uma atividade integrada no PAA do Departamento de Ciências Humanas e Sociais. Cujo objetivo é conhecer e divulgar datas importantes da História de Portugal e reforçar a identidade nacional, consolidar conteúdos programáticos, motivar para o estudo da disciplina de  História e promover aquisição de competências várias nos alunos.

A comemoração da Implantação da República Portuguesa- 5 de outubro de 1910- foi a data com História evocada, com atividades diversas dinamizadas em contexto de sala de aula e junto da comunidade educativa.

A título de exemplo, na EBI de Pereira, a atividade foi dinamizada pelos alunos do 9º ano- 9º B em articulação com os colegas do 4º ano- 4ºH



Em contexto de aula e de modo interativo os alunos do 3º ciclo contextualizaram a data e desafiaram os colegas a pintarem a bandeira de Portugal, usando para o efeito pincéis muito originais…

O material foi fornecido pelos alunos do 9º ano e foi no átrio principal que decorreu a pintura.








 O hino da Monarquia e o arrear da bandeira deram início à atividade, seguindo-se a leitura do poema “Com mãos”, de Manuel Alegre. De imediato passaram, com entusiasmo, à “pintura” tendo como sonoridade de fundo o hino nacional e terminaram com o hastear da mesma. Ao mesmo tempo que, em coro, gritavam:  “com mãos  se faz um país”,  “com mãos se  faz riqueza”, “com mãos se faz conhecimento”, “com mãos se faz tolerância” ,… “com mãos se faz o futuro do nosso país.”