Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Perspetivando a vida

 No âmbito dos conteúdos programáticos da disciplina  de Educação Visual - 9º ano:  Perspetivas cónicas- O ponto de fuga ,




os alunos  do 9º A quiseram partilhar com a comunidade educativa as suas aprendizagens. Treinaram e aplicaram a técnica e  deixaram uma marca muito pessoal do seu trabalho.


 A ver pelos trabalhos apresentados, nota-se que estes alunos são tãoooooo modestos !




 Mas, deixando para trás a ironia e a brincadeira e muito sinceramente todos eles se empenharam, deram o seu melhor e apresentaram trabalhos executados com muito rigor técnico e cuidado estético.
 Até eles  ficaram contentes  com a sua produção artística.




sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Uma exposição do tempo da pedra

 No âmbito dos conteúdos programáticos da disciplina de História- 7ºano, no que respeita ao tema 1-"Das sociedades recolectoras às primeiras civilizações . Das sociedades recolectoras às primeiras sociedades produtoras" . Os alunos do 7º A e 7ºB realizaram  vários trabalhos  alusivos ao modo de vida e tipo de economia do Paleolítico e do Neolítico.



 Os alunos empenharam-se na tarefa e conseguiram apresentar  vários trabalhos bastante elucidativos do modo de vida da Pré-História: técnicas, materiais, manifestações artísticas e arquitetura megalítica.











Os trabalhos foram apresentados à comunidade educativa, no espaço da Biblioteca Escolar. Esta exposição foi ainda valorizada com uma divulgação  de bibliografia temática existentes na nossa biblioteca.


 Se quiserem perguntar à D. Sandra se existe, na biblioteca escolar, um determinado livro que vos interessa, podem enviar-lhe um email ou à  D. Helena, elas respondem de imediato.

 Se quiserem saber mais sobre este período da História, para além da bibliografia impressa existente também podem  recorrer aos computadores da biblioteca e recolher a informação numa pen drive, sem problemas.O antivírus está ativo e atualizado.

 

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Olá,Francisca! Temos um recado para ti

 Olá Francisca!
Deixaram aqui um recadinho para ti, assinado por todos os teus colegas da turma e das outras turmas, das tuas professoras e das outras professoras da nossa escola e de todas as assistentes operacionais.
É muita gente! Sabias que tinhas tantos/as admiradores/as e  amigos?
Eu não estou espantada, sei que é sincero o que está escrito  no recadinho e que agora te vamos enviar.
Aqui vai ele. Em nome de todos os TEUS

Queremos DESEJAR-TE
Sabes Francisca, na nossa turma, somos todos diferentes:  temos feitios, opiniões e comportamentos diferentes: Às vezes discutimos,  discordamos, zangamo-nos, mas todos são unânimes em CONCORDAR QUE 



terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Uma aula diferente

  Integrado nos conteúdos programáticos da disciplina de História- 9º ano, foi abordado o tema referente às transformações sócio-culturais do pós 1ª Guerra Mundial, com destaque para os "Loucos anos 20" e toda a "loucura" subjacente  a este período. Manifestada numa nova forma de vestir, de pensar, de estar, de pintar, de escrever, de tocar... e de dançar. Novos estilos de dança apresentam-se nos palcos dos salões, nos cabarets, entre eles o Foxtrot e o Charleston .

Para enriquecer os conteúdos lecionados,3 alunas  do "Clube de Teatro" Joana, Leonor e Maria Francisca do 8º A fizeram uma demonstração deste estilo, não descurando pormenores que enriqueceram  a coreografia  e ajudaram a contextualizar a época em estudo.





  O que nós fazemos  para motivarmos para o gosto  e para o estudo da disciplina de História!
Mas vale a pena, quando todos se envolvem nas atividades , os bons resultados escolares evidenciam-se.

Dia do Obrigado-11 de janeiro

«O Dia Internacional do Obrigado comemora-se a 11 de janeiro.


O objetivo do Dia Internacional do Obrigado é simplesmente agradecer a todos aqueles que fazem parte da vida das pessoas e que as ajudam e alegram, só por existirem. Neste dia, o mote é dizer “obrigado” às pessoas das quais se gosta ou demonstrar esse mesmo obrigado por gestos.»


Foi com  esta intenção que um grupo de alunas do 8º A  quis demonstrar a sua gratidão junto da sua ex professora do 1º CEB, Alda Sancho, por todos as alicerces que ela ajudou a construir e lhes permitiram  erguer um edifício sólido  de conhecimentos, competências e valores.



« Mesmo que parecendo insignificante, esta palavra de oito letras pode fazer toda a diferença para quem a recebe, assim como deixar mais feliz quem a profere.


 Neste dia, diga obrigado a todos os que merecem ouvir essa palavra, criando um hábito a manter pelo ano inteiro.»

DAC, o que é essa novidade?

 Para quem quiser obter mais esclarecimentos. (aspetos gerais)


Decreto-Lei n.º 55/2018
Artigo 9.º
Domínios de autonomia curricular


1 – Os domínios de autonomia curricular (DAC) constituem uma opção curricular de trabalho interdisciplinar e ou articulação curricular, cuja planificação deve identificar as disciplinas envolvidas e a forma de organização.
2 – O trabalho em DAC tem por base as Aprendizagens Essenciais com vista ao desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
3 – Os DAC, numa interseção de aprendizagens de diferentes disciplinas, exploram percursos pedagógico-didáticos, em que se privilegia o trabalho prático e ou experimental e o desenvolvimento das capacidades de pesquisa, relação e análise, tendo por base, designadamente:
a) Os temas ou problemas abordados sob perspetivas disciplinares, numa abordagem interdisciplinar;
b) Os conceitos, factos, relações, procedimentos, capacidades e competências, na sua transversalidade e especificidade disciplinar;
c) Os géneros textuais associados à produção e transmissão de informação e de conhecimento, presentes em todas as disciplinas.
4 – Na concretização de DAC não fica prejudicada a existência das disciplinas previstas nas matrizes curriculares.