Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de março de 2019

Aljube? Não obrigada. Só se for para visita de estudo.

 No dia  8 de fevereiro, os alunos do 9ºano participaram numa visita de estudo a Lisboa dinamizada pelas professoras de Português  que lecionam  na Escola EB2/3  de Arazede e Escola EBI de Pereira   e integrada nos conteúdos programáticos de Português e História.
A visita foi feita em articulação  com as duas escolas. No período da manhã assistiram  à dramatização, da obra de Gil Vicente "O auto da barca do inferno",


 encenada por António Feio


 E no período da tarde visitaram o Museu do Aljube- Repressão e liberdade .
 O Museu do Aljube - Resistência e Liberdade é um museu inaugurado em 25 de abril de 2015. 





Museu do Aljube Resistência e Liberdade Dedicado à História e à memória do combate à ditadura e ao reconhecimento da resistência em prol da liberdade e da democracia.



  Entre a missão deste museu destacamos os seguintes:
«Pretende dar a conhecer o silêncio em que todo um povo foi mergulhado, resgatando-o para ensinamento de toda a comunidade, em especial dos mais novos.
Pretende partilhar nos nossos dias aspetos das realidades então vividas, organizando-os de modo sistemático e rigoroso.»

 Foi  mais uma aula dada fora da sala de aula e repleta de aprendizagens. 
Os alunos respeitaram a mensagem e o espaço  onde encarnou o espírito daqueles que passaram por aqui, vítimas de um regime totalitário e opressor e que ousaram desafiar o regime e lutar pela liberdade.
Ao longo da visita os discentes souberam aproveitar as oportunidades de aprendizagem. Evidenciaram um comportamento muito assertivo: motivados, atentos às informações e à dramatização e interagindo com os colegas da escola  de Arazede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário