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domingo, 21 de fevereiro de 2021

R@dio- Escol@ ao serviço da Cid@dani@

  Der@m-nos a Voz, agor@ ninguém nos cal@


No  âmbito do projeto Orçamento Participativo da Escolas (OPE), uma iniciativa do Ministério da Educação que, pretende dar voz aos estudantes, do 3º CEB ao Ensino Secundário da respetiva escola/agrupamento e dar resposta às suas necessidades e interesses,  de modo a promover o sentido de responsabilidade, bem como os valores e práticas indispensáveis à vida democrática.  Vem anualmente,  promover  a participação de todos os alunos e o seu envolvimento em projetos que venham ao encontro  da valorização da sua escola e que beneficiem  toda a comunidade educativa. 

Foi com este espírito que, no no ano letivo anterior, 2019-2020, candidatou-se a turma do 8º A da EBI de Pereira, com um projeto que reunia todos os requisitos: ia ao encontro da melhoria da  escola e  da preferência, necessidade e vontades gerais dos alunos: o projeto  delineado foi  a  criação de um clube de rádio -escolar. Uma candidatura que acabou  vencedora e  com os 500€ ganhos e sob orientação da direção do agrupamento, no presente ano letivo  foi instalado na escola o equipamento do rádio. .Aprendizagens feitas, os primeiros passos foram dados e dados ao serviço  da escola. A música animou os intervalos, as comunicações informavam a ementa do dia, as efemérides... Estávamos  mesmo a começar, a dar passinhos  pequenos...



Assim, neste contexto e como as aprendizagens ainda não estão confinadas nem aquarteladas , foi possível fazerem-se articulações, A  rádio colocou-se ao serviço  dos conteúdos programáticos e da comunidade educativa. Entre as possíveis articulações a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento lançou o desafio : Que tal fazer uma emissão à "séria" ? A turma tinha trabalhos para apresentar, nos moldes tradicionais, que tal alterar o formato, transformando-os numa emissão de rádio apresentada à comunidade educativa-  isto era serviço público.

Para o Francisco Gaspar, a proposta vinha mesmo na altura certa, ele que no 7º ano- no projeto  Pereira co(m)vida, descobriu o jornalismo e o turismo, agora estava a deparar-se  com mais um interesse- a rádio.



 Avançou, aceitou o desafio, o objetivo era preparar uma emissão para apresentar aos colegas do  pré-escolar e 1º CEB, durante o período de almoço, no refeitório da escola. Em articulação com a docente de Cidadania e  Desenvolvimento  a atividade planificou-se e fez-se o alinhamento. O tema centrava-se numa sensibilização sobre o modo de evitar o desperdício alimentar nas cantinas escolares. E  estava a correr tudo bem, eis senão quando o covid voltou a chatear. As férias anteciparam-se, depois voltámos para  a escola, mas à distância. Éh, pá! Que chatice, já não podemos apresentar o nosso trabalho. "Não desanimais!, animais... (alguém comentou) e assim,  acionou-se o plano B.  Gravou-se, não passou em direto, passou em diferido. E com os recursos domésticos e com  a prata da casa passou-se   à gravação e edição. E assim, mesmo à distância se pôde fazer articulação com colegas de outros  níveis de  ensino, com a colaboração dos respetivos professores titulares a emissão  foi apresentada e divulgada junto dos alunos, através do nosso blogue e na google meet.

 E venham lá dizer que em tempos de confinamento, não se pode  fazer nada de interessante. O céu da imaginação não tem limites e nem o tal covid, com tão má fama  que tem, pode mais que nós  quando queremos aprender.

É mais um testemunho de um aluno: dinâmico, aplicado e competente- O Francisco  é um DAC.




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