No âmbito dos conteúdos programáticos de Cidadania e Desenvolvimento, as turmas do 9º B da Escola Secundária de Montemor e da Escola EBI de Pereira aceitaram o desafio lançado pelas respetivas docentes de conhecerem as potencialidades da dieta mediterrânica, quais os hábitos alimentares da comunidade educativa e de apresentarem uma proposta de um cardápio saudável para as 4 refeições: pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar, para uma semana.
Neste sentido, as turmas começaram a trabalhar, da orientação inicial dada pelas docentes, os alunos passaram à ação. De forma autónoma, escolheram estratégias e metodologias ativas, os desafios foram cumpridos e o trabalho final foi apresentado e divulgado na comunidade local. Mas a tarefa ainda não estava concluída, mal sabiam as referidas turmas que, mais outro desafio os esperava. Agora era o momento de partilharem, entre si, as respetivas experiências. Para o efeito, foi organizado um intercâmbio pedagógico, ambas as turmas foram conhecer as respetivas escolas e partilhar as suas aprendizagens.
Como todos quiseram apresentar o seu melhor e fazer boa figura, o intercâmbio, foi preparado com muito cuidado. No papel de anfitriões, todos receberam com primor os seus convidados: um almoço partilhado foi o ensejo de conhecerem o espaço escolar e promoverem o convívio entre todos. A que se seguiu a apresentação dos trabalhos realizados, o 9º B de Pereira optou pelo auditório e o 9º B de Montemor pela Biblioteca Escolar e a partilha de materiais realizados ao longo das temáticas abordadas. Para completar a ordem de trabalhos, cada turma apresentou convidados que complementaram as aprendizagens, nomeadamente na temática “Mundo do Trabalho e Empreendedorismo. O 9ºB de Pereira convidou o Dr.º João Carlos Ângelo- formador- que fez uma sensibilização para a temática “Segurança no Trabalho” e o 9º B de Montemor, convidou colegas do ensino secundário a frequentar os vários cursos que integram a oferta educativa do agrupamento: Curso de Ciências e Tecnologias, Curso de Ciências Socioeconómicas, Curso de Línguas e Humanidades e Ensino Profissional. Estes alunos, amavelmente, disponibilizaram-se, perante a plateia, dos quase finalistas do 3º ciclo, para deixarem o seu testemunho. Um depoimento muito emotivo e convincente acerca do curso que estão a frequentar. E pela voz da sua experiência deixaram-lhes dicas preciosas de como enfrentar o novo ciclo de estudos e o modo como poderão superar anseios, dúvidas e medos. Transmitiram-lhes também a mensagem que se ficarem na Escola Secundária de Montemor, ficarão muito bem entregues. E que aqui se promove uma verdadeira cultura de agrupamento.
Pelo que aprenderam, pelo que partilharam, pelo convívio estabelecido, foi uma atividade muito enriquecedora e do agrado geral. A todos os envolvidos e que contribuíram para que este projeto fosse concretizado: professores, alunos, convidados, Biblioteca Escolar, de ambos estabelecimentos de ensino, pelas condições proporcionadas pela direção do agrupamento/coordenação de estabelecimento, parabéns pela iniciativa e um agradecimento pelo envolvimento e colaboração
É caso para se dizer, à laia de conclusão “Aprendemos quando compartilhamos experiências.”
John Dewey
Nenhum comentário:
Postar um comentário