Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de junho de 2023

Não faz mal não estar bem

 No âmbito dos conteúdos programáticos da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, Educação para a Saúde, os alunos do 9º B da EBI de Pereira sentiram a necessidade de saberem mais sobre o tema “Saúde Mental”, assunto atual e pertinente.


 O desafio e o mote, “Não faz mal não estar bem” norteou as aprendizagens.  Com recurso a metodologias ativas, os alunos envolveram-se nas atividades de modo autónomo.  Pesquisas temáticas, a leitura da obra “Uma Noite Caiu Uma Estrela, de David Machado “, uma dramatização- “Vamos queimar os nossos medos” foram algumas das atividades implementadas. Para acrescentar mais valia ao trabalho desenvolvido pelos alunos, a professora   da disciplina e a coordenadora do PES, Dr.ª Glória Soares convidaram, pro bono, a Psicóloga   Dr.ª Susana Duarte que gere a clínica PsYnat, em Pereira. A quem deixamos os nossos agradecimentos pela simpatia e disponibilidade e sobretudo pelo enriquecimento que deu à atividade e às aprendizagens dos alunos, pela interação estabelecida com o grupo.


Com base nas aprendizagens realizadas e como forma de concluírem a temática “tertuliaram “sobre a saúde mental.  Neste sentido, organizaram uma tertúlia musical, sistematizaram   e refletiram sobre a temática com base na audição e análise de letra de canções selecionadas pelos alunos.


É caso para a dizer pela nossa saúde mental CANTE, "Quem canta  seus males espanta"

 Entre outras coisas… espalhe POSITIVIDADE.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário