Tertuliando em boa companhia foi o tema de uma atividade dinamizada pelos alunos do 7º B e 8º A integrada nos conteúdos programáticos da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento: Direitos Humanos e Voluntariado respetivamente.
A partir da reflexão sobre direitos humanos, os alunos quiseram saber quais os direitos dos idosos e deste modo assinalarem o dia internacional dos idosos -1 de outubro- e homenagearem todos aqueles que estão a caminhar na estrada da vida há muito mais tempo do que eles.
O mote desta discussão e que deu tanto “pano para mangas” centrou-se no termo “ velho ou idoso” quando aplicado a uma pessoa. Sim, porque muitos são idosos, mas não são velhos e outros são jovens, mas são velhos.
Para atestar esta conclusão e para se tirarem as dúvidas foram convidados utentes do centro de dia de Santo Varão e do Centro Social de Santo Amaro da Boiça, para mais um tertuliando , do qual resultou uma interação intergeracional muito positiva entre todos. Que se transformou numa tarde de “tertulirice” e de múltiplas partilhas: esclareceram-se esteriotipias de género e de idade, falou-se de direitos da pessoa idosa, contaram-se histórias de outros tempos, contaram-se anedotas sobre os idosos, brincou-se, riu-se e ouviram-se poemas que nos deixaram sérios e a pensar.
Por todas as atividades dinamizadas e pelo testemunho dos convidados não ficaram dúvidas sobre a juventude destes idosos. Muitos deles, muito mais jovens do que alguns alunos presentes. Pela disponibilidade demonstrada, pelo envolvimento nas atividades dinamizadas, pela sociabilidade, pelo sentido de humor, pela alegria e por tudo e tudo… dando deste modo uma verdadeira lição de juventude pois o estar bem consigo próprio e com os outros não tem idade.
E como o tertuliando se faz com muitas palavras e com muita animação acaba por abrir o apetite, para alimentar e adoçar ainda mais este encontro, até como forma de se recuperarem energias, os anfitriões prepararam uma degustação saudável partilhada com convidados, alunos, professores e outros que nos deram o prazer da sua presença para assistirem à atividade.
Pelo trabalho dinamizado e pelo resultado obtido, pelos ganhos obtidos quer para os jovens, quer para os idosos aqui ficam os nossos parabéns. Nota máxima.
Para a disponibilidade e recetividade demonstrada pelos convidados o nosso agradecimento, bem como aos alunos e encarregados de educação pelo envolvimento na atividade e postura assertiva demonstrada pelos discentes, durante a atividade .
Tertuliando em boa companhia foi uma iniciativa dinamizada pelos docentes de Cidadania e Desenvolvimento, diretora de turma, coordenadora da biblioteca escolar e contou com o apoio da coordenadora de estabelecimento.
Excelente iniciativa! Parabéns a todos!
ResponderExcluir