Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Um por todos e todos contra a obesidade


Considerada pela Organização Mundial de Saúde como a "epidemia do século XXI", a obesidade é uma doença crónica de armazenamento excessivo de gordura corporal. Encarada como um dos maiores problemas de saúde pública mundial. A obesidade é a segunda causa de morte passível de prevenção, logo a seguir ao tabagismo.

Em Portugal, a obesidade foi reconhecida oficialmente como doença crónica a 25 de março de 2004. Foi também neste ano de 2004 que se celebrou pela primeira vez esta data.

Como forma de sensibilizar para este problema pois, mais de metade da população portuguesa tem excesso de peso e desta metade 14% são casos de obesidade,14% dos adultos tem obesidade,1,4% dos adultos tem obesidade mórbida,31% das crianças e adolescentes portugueses têm excesso de peso. 

 Tendo em conta que a  obesidade é um problema de saúde pública e uma doença crónica. Definida como uma patologia em que o excesso de gordura corporal acumulada pode afetar a saúde. No dia 11 de outubro comemorou-se  mais uma inicativa/atividade de combate à obesidade. O evento foi dinamizado pelo PES em articulação com a Educação Física. Para o efeito, foi realizada, na  nossa escola, uma aula de fitness direcionada para os alunos  das turmas do 9º ano e professores,  cujos objetivos se integram também nos conteúdos programáticos da disciplina de Ciência Naturais e Cidadania e  Desenvolvimento.


Esta atividade foi também aberta e extensível aos demais elementos da comunidade educativa. Aos quais foi lançado o repto "Mexa-se pela sua saúde". 

 Deixe-se  contagiar por esta iniciativa e Dance. O seu corpo e  a sua mente agradecem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário